Controle de Qualidade Industrial

5 passos para implementar o controle de qualidade na sua empresa

“Por meio de um controle de qualidade, é possível encontrar falhas no dia a dia e, desta forma, otimizar e padronizar processos. No nosso artigo você vai entender o que é o controle de qualidade e de que forma você pode aplicá-lo na sua indústria.

Todos os profissionais que estejam imersos no processo de fabricação de um produto devem ter conhecimento do conceito de controle de qualidade. A explicação é simples: o cumprimento dos requisitos de qualidade interfere diretamente na satisfação do cliente final.

A importância do controle de qualidade está diretamente relacionada à exigência do consumidor final quanto ao item adquirido, que deve estar em conformidade com as especificações técnicas anunciadas (asseguradas através do controle de qualidade realizado internamente).

O que é controle de qualidade?

É um sistema praticado pelas empresas para mensurar a qualidade dos serviços e produtos, avaliando se estão conforme suas respectivas especificações técnicas. Ele permite que o processo de produção seja mais unificado, visto que concede a ele um padrão e requisitos a serem seguidos.

Um dos marcos para disseminação do termo foi a idealização do Total Quality Control (Controle da Qualidade Total), por Armand Vallin Feigenbaum, em 1956.

O TQC, como ficou conhecido, foi definido como:

Um sistema eficaz para integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e de melhoria da qualidade dos vários grupos em uma organização, de modo a permitir produtos e serviços com níveis mais econômicos e a plena satisfação do cliente”.

Segundo a sua ideologia, o conceito de qualidade deve estar sempre orientado ao cliente. Ademais, requer melhoria contínua, para, desta maneira, evitar falhas cometidas anteriormente.

Qual é a função do controle de qualidade?

A principal finalidade do controle de qualidade é a melhoria e a padronização dos processos, visando assegurar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Portanto, fazer com que o cliente final receba um produto sem defeito e dentro das especificações técnicas descritas.

Aplicação do controle de qualidade na indústria

O controle de qualidade na indústria é tido como fundamental, já que permite delinear e padronizar a produção dos produtos do início ao fim. Em surgindo algum item com defeito, ele é retratado como uma não conformidade, posto que não cumpre os requisitos solicitados.

Desta forma, pode ser direcionado para conserto ou descarte – a depender do grau do problema – antes mesmo de alcançar o consumidor final.

Controle de Qualidade na Indústria
Controle de Qualidade na Indústria

Os 5 passos para implementar o controle de qualidade na sua indústria

  1. Analise e padronize os processos

Analisar os processos do começo ao fim é o primeiro passo para entender o que precisa ser otimizado e padronizado. Cabe ao gestor, por exemplo, acompanhar cada etapa do processo de produção.

Ao vivenciar todas as etapas, ele consegue precisar se há alguma falha que necessita ser reparada. Dessa forma, pode realizar a estruturação e padronização dos processos essenciais para que elas deixem de acontecer.

  1. Estabeleça a melhor metodologia de trabalho

Atualmente, há várias metodologias e ferramentas que podem ser empregadas para assegurar a estandardização dos processos e alcançar a melhoria contínua. Como exemplos, citamos:

  • Ciclo PDCA;
  • 5W2H;
  • Análise SWOT;
  • Diagrama de Ishikawa;

É indispensável optar por um método que se enquadre na realidade do negócio. De outra forma, ele irá se configurar como apenas mais uma burocracia interna que cairá em desuso.

  1. Ofereça capacitações

Todas as vezes que um processo é modificado, todos os colaboradores precisam ser corretamente treinados.

É imprescindível mostrar não apenas as novas atividades, mas também o motivo pelo qual ocorreram as alterações dentro do contexto de controle de qualidade.

Disponibilize, ainda, outros formatos de cursos e capacitações que permitam melhorar a performance no dia a dia.

  1. Adote uma comunicação clara

Falando de controle de qualidade, as melhorias devem ser constantes. Por isso, é necessário assumir uma comunicação clara e efetiva com todos os colaboradores envolvidos, para que tenham conhecimento sobre o que está sendo feito e o motivo.

  1. Busque sempre a satisfação dos clientes

Como já foi abordado anteriormente, o controle de qualidade tem como finalidade principal assegurar a satisfação dos clientes. Portanto, uma frente que pode ser praticada durante a análise e melhorias de processo é justamente uma conversa com os clientes.

Incentive-os a avaliar os serviços e produtos e a darem sugestões de melhorias. Todas as informações que forem coletadas nesse bate papo devem ser levadas em consideração, visto que é preciso estar em alinhamento com as necessidades dos consumidores.


contato tayga

Nossas soluções são projetadas por engenheiros experientes para facilitar a proteção do seu negócio e os nossos sistemas de aquecimento e isolamento são capazes de oferecer à sua empresa uma maior tranquilidade e confiabilidade a longo prazo.

Entre em contato conosco pelo site (clique aqui), pelo e-mail daniel@taygahs.com ou pelo telefone e Whatsapp (21) 9.8819-3687.

Será um prazer conhecer o seu negócio e ajudar com as nossas soluções de eficiência energética personalizadas!


Recomendamos também a leitura de nossos materiais sobre os sistemas de aquecimento e isolamento implementados pela Tayga (basta clicar e será redirecionado):

Leave a Comment