Avaliação Acústica: minha empresa precisa de um projeto de isolamento ou tratamento acústico?

“As soluções de isolamento acústico e de tratamento acústico visam o controle da emissão de níveis excessivos de ruído, a fim de controlar a poluição sonora e de promover a qualidade de vida da comunidade. Para saber se a sua empresa precisa de um projeto de isolamento ou tratamento acústico leia o artigo abaixo e entenda o que é a avaliação acústica.”

Projetos de acústica são necessários em empresas de grande porte, a fim de se adequar às exigências da legislação brasileira, que delimita a quantidade de decibéis de ruído que podem ser emitidas por um estabelecimento.

Mas como saber se a minha empresa realmente precisa de um projeto de isolamento acústico ou tratamento acústico?

Para entender se a sua empresa necessita de soluções de isolamento e/ou tratamento acústico é preciso de uma avaliação acústica da situação específica de ruído. Essa avaliação deve ser realizada por um Engenheiro Especialista que irá definir quais os ensaios serão elaborados e, em função dos resultados, será elaborado um parecer técnico interpretativo, onde se inclui a avaliação da conformidade regulamentar.

Esse engenheiro deve ser responsável por pautar o parecer de acordo com os critérios estabelecidos pela NBR 10.151/2019 da ABNT.

E como é feita a avaliação?

O processo de avaliação acústica requer a seleção e uso de equipamentos de medição apropriados, com precisão de calibração, para obtenção de dados em condições controladas. A identificação e monitoramento de fontes sonoras são feitas e, em alguns casos, soluções semi-empíricas podem ser aplicadas.

Quais são as informações contidas no relatório de avaliação de ruídos?

Ao receber um relatório de ensaio (relatório de avaliação de ruídos), você terá acesso a uma série de informações, tais como o entendimento do ruído característico de cada fonte, a frequência do mesmo e a distância entre a fonte emissora de ruído e os receptores. São muitas as variáveis envolvidas no cálculo da solução acústica, como: tipo de equipamento (motores, fan coil, lavador de gases, exaustor, bombas, compressores, sistemas de ar-condicionado, geradores), ambiente analisado, tipo de área (rurais, residencial urbana, industrial).

Além disso, um relatório de avaliação de ruídos deve conter minimamente:

  1. Características das fontes sonoras e seu funcionamento durante as medições;
  2. Ilustração, imagem e descrição do ambiente de medição;
  3. Fabricante, modelo, classe, IEC, no do certificado de calibração, data do certificado de calibração e número de série do equipamento de medição;
  4. Limites de avaliação dos resultados;relatório de avaliação de ruídos
  5. Local, data e horário das medições;
  6. Método de medição utilizado;
  7. Objetivo da medição;
  8. Parâmetros ambientais em condições adversas (quando existente);
  9. Referência a NR 10151-2019;
  10. Resultados das medições e correções (quando aplicáveis);
  11. Tempo de medições e integrações.

Quer reduzir o seu risco de problemas judiciais com poluição sonora, proteger seus colaboradores e eliminar a necessidade de soluções alternativas e dispendiosas?

A Tayga oferece soluções completas para que você possa proteger sua produção e seus colaboradores. Conheça nossos produtos de isolamento e/ou tratamento acústico e encontre uma solução personalizada para todo o seu sistema.


contato tayga

Para entender como a Tayga pode ajudar a sua indústria e conhecer nossos projetos, entre em contato conosco pelo site (clique aqui), pelo e-mail daniel@taygahs.com ou pelo telefone e Whatsapp (21) 9.8819-3687.

Será um prazer conhecer o seu negócio e ajudar com as nossas soluções de eficiência energética personalizadas!


Recomendamos também a leitura de nossos materiais sobre os sistemas de aquecimento e isolamento implementados pela Tayga (basta clicar e será redirecionado):

Leave a Comment