“Você sabe o que é o controle de ruído na indústria? No texto abaixo nós explicamos o conceito de controle de ruído, como funciona a medição e o monitoramento de ruído ambiental, qual a sua importância econômica no ambiente industrial e quais são as técnicas empregadas no controle de ruídos industriais.”
O que é controle de ruído?
É toda e qualquer tecnologia empregada no alcance de um nível de ruído aceitável, de acordo com exigências legislativas e ponderações econômicas e operacionais. A adaptação do meio ambiente pode ser reivindicada por um indivíduo, um grupo de pessoas, ou uma comunidade inteira.
Quando a palavra “aceitável” é empregada, pensamos: Aceitável sob que condições? Aceitável para quem? Usualmente não há respostas únicas para tais questões por causa da complexidade das considerações econômicas, de convivência e operacionais envolvidas. Isso pode variar com o tempo e com a cultura de cada local.
Importância econômica do controle de ruído
O ruído é uma questão importante na vida em comunidade. Tal qual o nível de ruído em ambientes de trabalho, hospitais ou instituições de ensino pode ser alto o suficiente para interferir na comunicação, há perdas econômicas envolvidas no âmbito industrial.
São comuns os casos de processos judiciais por conta de danos permanentes na capacidade auditiva de operadores de máquinas e podem levar indústrias a perder milhões. Por outro lado, temos comunidades sofrendo com redução de atividade econômica local, em razão de um poluidor sonoro que fechou as portas. A relação “incômodo x atividade econômica” deve ser ponderada e há algumas maneiras de conciliar esse conflito.
Somado às situações acima, ainda temos a variação do valor das propriedades que se situam próximas às áreas de ruído. E são por essas e por outras razões econômicas, que as indústrias têm se movimentado em prol de desenvolver produtos silenciosos, visando garantir conforto acústico em escritórios e fábricas.
Todo esse movimento se reflete em um uso cada vez mais difundido de soluções de isolamento, condicionamento e tratamento acústico.
Técnicas de controle de ruído
Há basicamente três formas de controle de ruído industrial.
Cada forma ou técnica é empregada de forma proporcional à magnitude de ruído que se deseja reduzir, às considerações econômicas e operacionais. Os benefícios obtidos em cada técnica devem ser avaliados sob pontos de vista diferentes e devem ser comparados seus respectivos custos.
1. Controle na fonte
O controle na fonte está relacionado à diminuição do movimento de componentes que estão em vibração, por exemplo, painéis em movimento. A solução pode ser a aplicação de materiais com características de amortecimento ou alteração da frequência de ressonância dos painéis. Cada máquina tem uma característica, e diferentes soluções. Por exemplo, ventiladores podem ter o projeto das pás modificado, ou pode-se alterar a velocidade de rotação, ou ainda colocá-lo em um duto atenuador. Mudança no procedimento usual de operação pode ser uma efetiva técnica de controle de ruído. Assim sendo, algumas fábricas nas proximidades de áreas residenciais, suspendem ou reduzem as atividades ruidosas à noite.
- Por ocupação: Ao ar livre, aumentando a distância entre a fonte e o receptor. A alteração da orientação da fonte sonora em relação ao receptor pode causar uma considerável redução do nível de ruído.
- Por projeto da construção: O planejamento cuidadoso da localização dos cômodos dentro de uma construção, considerando a posição das fontes sonoras e das áreas onde o silêncio é desejado, é muito eficiente.
- Barreiras: Dispositivo com massa e altura mínimas necessárias, instalado de forma a provocar redução do nível de pressão sonora por difração. Se bem projetado, e aproveitada a topografia, é muito eficiente.
- Enclausuramento: uma considerável atenuação do nível de ruído pode ser alcançada enclausurando-se a fonte de ruído ou construindo uma clausura onde o receptor está
- Absorção: Um dos meios mais eficientes na atenuação de ruído na transmissão é por meio da absorção. A maior parte do ruído de fontes em fábricas chega aos trabalhadores do lado oposto do galpão e os materiais de absorção acústicos reduzem o nível de ruído ao minimizar as reflexões múltiplas pelas paredes, teto e piso
- Perda Reativa: O fluxo da energia sonora, através da trajetória de transmissão entre a fonte e o receptor, pode ser bloqueado por descontinuidades que alteram as condições de propagação; refletindo a energia sonora de volta para a fonte. Atenuadores de ruído operam por esse princípio, embora alguns deles possam inclusive absorver energia durante a transmissão.
2. Controle no receptor
- Protetores auriculares: protetores desse tipo proporcionam um significativo resultado econômico, através da redução do nível de exposição para um determinado tempo de exposição dos trabalhadores industriais ao ruído. Existem diferentes modelos de protetores, como os de inserção (menos eficientes) e os de concha (mais eficientes mas mais incômodos).
- Cabines: Em muitos casos esta alternativa é impraticável ou não econômica para a redução do nível de ruído ao qual um trabalhador fica exposto, pois consiste em implantar uma cabine ou um enclausuramento parcial para cada trabalhador ou máquina. No entanto é uma alternativa.
- Educação e Programas de conservação da audição: em algumas cidades onde o ruído tem sido um grave problema, tanto a indústria quanto instituições governamentais melhoraram suas relações com a comunidade através de programas que falam sobre o assunto e mostram o comprometimento das empresas. Podem ser feitos ensaios audiométricos e treinamentos com trabalhadores.
3. Controle da exposição
Sob algumas circunstâncias é impraticável a redução de níveis de ruído extremamente intensos, a níveis considerados aceitáveis para o período normal de trabalho com ou sem o protetor auricular. Entretanto, um nível de ruído não aceitável por um período específico do dia pode ser aceitável por um período menor. Assim, pode-se realizar a rotação de pessoas que trabalham em áreas de ruído intenso e limitar o período de exposição realocando a pessoa a outro setor por certo tempo. Isso tudo está relacionado à dose de ruído.
Quer reduzir o seu risco de problemas judiciais com poluição sonora, proteger seus colaboradores e eliminar a necessidade de soluções alternativas e dispendiosas?
A Tayga oferece soluções completas para que você possa proteger sua produção e seus colaboradores. Conheça nossos produtos de isolamento e/ou tratamento acústico e encontre uma solução personalizada para todo o seu sistema.
Para entender como a Tayga pode ajudar a sua indústria e conhecer nossos projetos, entre em contato conosco pelo site (clique aqui), pelo e-mail daniel@taygahs.com ou pelo telefone e Whatsapp (21) 9.8819-3687.
Será um prazer conhecer o seu negócio e ajudar com as nossas soluções de eficiência energética personalizadas!
Recomendamos também a leitura de nossos materiais sobre os sistemas de aquecimento e isolamento implementados pela Tayga (basta clicar e será redirecionado):